Have an account?

terça-feira, 30 de agosto de 2011



EDUCAÇÃO SEXUAL


“Falar sobre sexualidade na adolescência ainda é um tabu. Sexualidade é um tema permeado por preconceitos, regido por valores culturais e de ordem pessoal, sobre o qual poucos educadores adquiriram o hábito e a naturalidade para conversar a respeito. Por outro lado, a Orientação Sexual se caracteriza por uma intervenção na educação sexual para gerar novas respostas. Não basta o educador falar sobre sexualidade! É necessário desenvolver no professor o papel de orientador sexual, prepará-lo para identificar as necessidades dos jovens, fazer o diagnóstico da situação, definir os objetivos, identificar os resultados esperados e traçar uma estratégia de intervenção.”

Fonte: www.kaplan.org.br.


“Cerca de 30,5% dos alunos de 9º ano já tiveram relações sexuais segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (2009) e estima-se que, ao fim do Ensino Médio, de 70% a 80% exercite vida sexual. O repertório sexual dos adolescentes é amplo atualmente. Eles se permitem investigar e descobrir formas de contato íntimo para lidar com interdições como a virgindade, e, assim, se relacionam de outras muitas maneiras que podem torná-los vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis.”



VULNERABILIDADE JUVENIL


“O conceito de vulnerabilidade identifica os fatores a não prevenção nas relações sexuais.

(...)

Muito se discute a respeito da vulnerabilidade dos alunos do Ensino Médio em relação à gravidez na adolescência e à infecção por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). No Brasil, 20,42% dos partos são de adolescentes, de acordo com o Ministério da Saúde. Em relação ao contágio pelo vírus HIV, segundo dados de 2009, a porcentagem de jovens do sexo masculino infectada salta de 2,4%, na faixa dos 14 a 19 anos, para 18,1%, entre os que têm de 20 a 24 anos. Entre as garotas, os números vão de 3,1% para 13,4%, na comparação entre as faixas etárias de 13 a 19 e de 20 a 24 anos.”

Fonte: Revista Carta na Escola, Agosto de 2011.


CURIOSIDADE: O uso da camisinha – Em %



Faixa etária

Já tiveram relações sexuais

Uso do preservativo na última relação sexual

13 a 15 anos

24

76

15 a 18 anos

51

74



Fonte: Instituto Kaplan (www.kaplan.org.br)




Tallis Diogo

1 comentários:

Tallis D. disse...

É incrível como os jovens acham qe sabem de tudo, quando na verdade ainda há muito o qe aprender.

Postar um comentário