Have an account?

FALA, PESSOAL!! (Opinião)



A opinião da turma quando a questão foi:

"Quais as vantagens e as desvantagens da liberdade dos jovens de hoje?"


"Antigamente pra namorar tinha que os pais estarem perto do casal e o namoro tinha horário.
Hoje a gente namora com mais liberdade, os pais não ficam assim tão em cima da gente. Mas tem alguns jovens que não sabem aproveitar a sua liberdade e acabam bebendo demais, arrumando brigas pela rua, usando drogas e nas suas relações sexuais não se previnem.É aí onde a gente vê meninas tão jovens engravidando ou pegando uma doença."
Jéssica Carolina


"Hoje podemos sair com amigas e amigos pra passear,podemos namorar com mais liberdade e nos abrir com os pais sem medo. Podemos expressar nossas opiniões falando com o que concordamos ou não. Antigamente pra namorar eles só podiam pegar na mão e só sair na presença dos pais. Não podiam dar sua opinião porque se discordassem ficavam de castigo ou apanhavam. Então não se abriam com medo de suas reações."
Laleska L.Arcanjo


"Os jovens de hoje em dia estão muito apressados em relação ao sexo. Eles não pensam nas consequências que podem ocorrer se não usarem camisinha e podem acabar pegando algumas doenças sérias como AIDS, sífilis , hepatite entre outras".


Kethelyn e Jaqueline


"Os relacionamentos nunca foram fáceis, nem na época de nossos pais e muito menos hoje em dia. Dizem que a base para um relacionamento duradouro é a confiança. Os jovens de hoje são confiantes em relação a seus parceiros?Há algum tempo atrás era mais importante a mulher arrumar um bom marido do que um bom emprego. Hoje ela são bastante autosuficientes e podem viver bem sem um marido, mas sem um bom emprego."
Tallis Diogo

"Acho que é mais fácil ser jovem hoje do que deve ter sido antes. por causa das famílias que eram bem difíceis. Hoje em dia os jovens têm menos vergonhas do que nosso avós e pais tinham. E quando acontecia de a menina ficar grávida, tinha que casar. Hoje em dia não é assim, é mais fácil". 
Eduardo M. Milton

"Antigamente os jovens casavam muito novos e os seus parceiros eram arranjados pelos pais. Não podiam ter filhos antes do casamento, mas se tivessem eram obrigados a casar antes da barriga crescer para que a moça não ficasse mal falada. Hoje em dia se a moça engravidar e o casal não quiser mais ficar junto o rapaz paga uma pensão e cada um vai viver sua vida". 
Carina e Edna


"Antigamente era mais difícil o jovem sair porque os pais seguravam os filhos até uma certa idade. E também  as meninas perdiam a virgindade com 18 a 20 anos. Hoje em dia já vimos meninas com  13 anos grávidas".
Daniel M. Félix e Hiago Urtado

"A adolescência é a fase mais importante da vida, pois nela descobrimos tudo o que há de bom ou de ruim. A sexualidade é um assunto muito tratado na adolescência, pois os jovens são as maiores vítimas das DSTs.  Mesmo tendo conhecimento, a maioria não tem consciênciapara se prevenir na hora  "h".
Égles e Kerolly


"As vantagem de ser jovem hoje em dia é que nós somos livres para nos divertir, sair pra as baladas, namorar. A desvantagem é que ainda há muita droga, violência, preconceito. Muitos jovens estão sendo pais muito cedo, sendo que existe o preservativoos e os comprimidos para as garotas, mas eles não utilizam essa precaução."
Kaio Emmanuel

"Hoje em dia se  o rapaz engravida uma garota não é obrigado a casar com ela, antigamente era. E há muito mais baladas e festas".
Caio e Gabriel

"Os jovens de hoje em dia são mais abertos, mais liberais. Antigamente eles casavam muito cedo e seus parceiros, muitas vezes,  eram escolhidos pelos seus pais. As mulheres perdiam a virgindade e tinham filhos só depois do casamento."
Luís Otávio

"Hoje em dia  podemos expressar mais nossas opiniões e temos mais segurança em relação ao sexo, porque há muitas formas de se evitar a gravidez e muito mais orientação que o jovem de antigamente. E também começamos a ter relações sexuais mais cedo. Mas muitos jovens não são maduros o suficiente em relação ao sexo. Outros acham que o sexo é brincadeira e que podem se relacionar com todo mundo. E acabam engravidando ou contraindo alguma doença".
Ana Carolina e Dienifer


"Alguns jovens não têm responsabilidade sexual, por isso acabam se prejudicando"
 Indianara

"A juventude de hoje é bem atualizada sobre o assunto da sexualidade, são bem informados. Já os jovens de antigamente eram excluídos desse assunto, era mais um tabu e quem o quebrasse era um tipo de pessoa que não tinha pureza e nem pudor. Mesmo assim, é  bom ter consciência dos atos cometidos e se importar com o amanhã, pois por causa de um erro desses um jovem bom, com um futuro pela frente, acaba perdendo uma vida inteira".
Cristiane Ferreira e Adrian Palomo