Have an account?

CURIOSIDADE

Você sabia que a educação recebida pode afetar os sentimentos em relação ao sexo?


Em algum lugar, de alguma forma, nos anos que vão do nascimento à idade adulta, as experiências de uma mulher levam-na a rejeitar o relacionamento sexual porque pode despertar conflitos emocionais que ela não consegue enfrentar.
Sem dúvida, a educação representa um papel muito importante em moldar as atitudes que dizem respeito ao sexo e à capacidade de manter um bom relacionamento sexual com o parceiro. Mas nem sempre as regras de conduta explícitas, estabelecidas pelos pais, importam tanto quanto as atitudes implícitas. Por mais que uma mãe fale de sexo descontraidamente, nada disso adiantará se ela mesma se sentir inibida, pois essa é a imagem que a menina incorpora em si mesma para desenvolver o senso de feminilidade.



YouTube vira ferramenta de educação

Quando o assunto é educação sexual, a internet pode ser uma grande aliada. Já está disponível no YouTube um vídeo de animação sobre o vírus do Papiloma Humano (HPV), sua correlação com o câncer. Feito pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, uma rede no Rio de Janeiro dedicada à pesquisa em câncer, o vídeo informa de forma divertida a importância da prevenção:

http://www.youtube.com/watch?v=OlHkABRvSwI

O projeto baseou-se numa pesquisa feita com alunos dos ensinos fundamental, médio e universitário da rede pública e privada do Rio de Janeiro para saber o que esses adolescentes sabem sobre o HPV. Os resultados mostraram a total falta de conhecimento dos jovens cariocas. Em relação à primeira pergunta (O que é o HPV?), 35% afirmaram não saber e apenas 21% acertaram a resposta. Em 2007, a UFRGS, em sua prova de vestibular, lançou a mesma pergunta - e dos 30 mil candidatos, 56% não souberam a resposta.

Pesquisado por: Ana Carolina, Dienifer, Indiana e Tallis






A gravidez precoce provoca bruscas transformações fisiológicas e psicológicas.



A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mas o tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez. 

O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações. Os meios de comunicação, entre tantos outros que utilizam o sexo para chamar a atenção das pessoas, acabam por estimular e criar curiosidades precoces até em crianças, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual dessas sobre o assunto. Dessa forma, se torna cada vez mais importante ensinar os adolescentes quanto ao assunto, isso dentro de casa e nas instituições de ensino. Uma adolescente que engravida nesse período de transição corpórea pode sofrer muitos problemas de saúde, como anemia, parto prematuro, vulnerabilidade a infecções, depressão pós-parto, hipertensão, inchaço, retenção de líquidos, eclampsia, convulsões e até mesmo a morte. Apesar de problemas fisiológicos, quando uma adolescente engravida, ela passa também por problemas psicológicos, pois a mudança de vida rápida exige grande adaptação e isso pode gerar conflitos, pois uma grande etapa de sua vida foi pulada.



Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola